Irã inicia exercícios militares com mísseis em resposta aos Estados Unidos

67

Com AFP

3244414O Irã, em plena escalada da tensão com os Estados Unidos, iniciou neste sábado (4) exercícios militares que incluem mísseis, anunciaram os Guardiões da Revolução, unidade militar de elite.

As manobras têm o objetivo de mostrar “a total preparação para enfrentar as ameaças e as sanções humilhantes” contra o Irã anunciadas nesta sexta (3) pelos Estados Unidos, assinala o site oficial dos Guardiões, Sepahnews. Durante o exercício, serão testados diferentes sistemas de radares, e mísseis de fabricação local, bem como centros de comando, diz o texto.

O anúncio é feito um dia depois de os Estados Unidos anunciarem novas sanções ao Irã, em resposta ao teste de um míssil balístico em 29 de janeiro, que irrritou o novo governo americano. Em visita a Tóquio neste sábado, o secretário de Defesa americano, James Mattis, afirmou que o Irã é “o Estado que mais apoia o terrorismo no mundo”.

A tensão entre Irã e Estados Unidos, que romperam relações diplomáticas após a Revolução Islâmica, em 1979, aumentou fortemente após a posse de Donald Trump, em 20 de janeiro.

IN1