Catolé do Rocha, São Bento, Pombal e mais cinco cidades entram em racionamento de água a partir de sábado

311

com Blog do Gordinho

torneira_2Para evitar um colapso no abastecimento de água de algumas cidades próximas ao Rio Grande do Norte que dependem do complexo Coremas – Mãe D’água, oito municípios do Sertão paraibano passarão 48 horas por semana (sempre aos sábados e domingos) sem água nas torneiras. O Plano de Racionamento já está pronto e começa a valer a partir do próximo dia 4 de fevereiro.

 

O racionamento acontecerá das 5h do sábado às 5h da segunda-feira, e será aplicado nas cidades de Cajazeirinhas, Pombal, Vista Serrana, Paulista, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz e São Bento. Atualmente, estas localidades encontram-se em situação de alerta. Segundo a assessoria de comunicação da Cagepa, não há previsão para de término, já que depende da ocorrência de chuva.

De acordo com a diretoria de Operação e Manutenção da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o racionamento ocorrerá em razão da condição de atendimento do manancial. A medida é fruto de uma decisão tomada conjuntamente pela Cagepa, Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern).

O açude de Mãe D’água, que abastece a cidade, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), é um dos 74 mananciais do estado que estão em situação crítico, com apenas 4,6% da sua capacidade total.

Desde de julho e 2016, outras 19 cidades da Paraíba convivem com o plano de racionamento de água, entre elas Campina Grande. Esses municípios são abastecidos pelo açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que também está em situação crítica com apenas 4,2% do volume de sua capacidade total. Além de Campina Grande mais 18 cidades são afetadas: Campina Grande. Lagoa Seca, Alagoa Nova, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Cabaceiras, Cubati, Juazeirinho, Olivedos, Pedra Lavrada, Seridó, São Vicente do Seridó, Pocinhos, Queimadas, Barra de Santana e Caturité.